05 outubro 2005

A terra ainda é Plana!

É o que parece. As pessoas estão tão cheias de certezas, que esqueceram a inevitabilidade das mudanças da vida. O abuso da racionalidade científico-industrial eliminou todas as outras possibilidades de realidades. Estamos caminhando para uma hegemonização da certeza, reduzindo, ou quase fazendo desaparecer, a capacidade de duvidar ou discordar sem uma prova cientificamente aceitável pela maioria, como se realmente tivéssemos um conhecimento total a respeito de tudo.

Obviamente esse tipo de estruturação do conhecimento é quase igual, senão idêntica, à de 500 anos atrás, quando qualquer pensamento que desafiasse a igreja era punido até com a morte. Retornamos muito rápido às certezas absolutistas de apenas uma forma de pensamento. Apesar de olharmos para nossa querida terra como uma bolinha azul no universo, ainda pensamos medievalmente (se é que esta palavra existe) como se ela ainda fosse plana.

O Futuro de Ontem.

Onde está o futuro tanto prometido das últimas quatro ou cinco décadas? Onde está a grande produção de alimentos que alimentaria o mundo? Onde estão os medicamentos miraculosos que deixariam a humanidade livre de doenças terríveis? Onde está a vida digna e justa preconizada em quantos e tantos planos fantásticos de melhoria do bem estar de todos? Onde estão as idéias que mudariam o mundo para melhor? Não estou vendo.

Vejo apenas uma produção de alimentos que ultrapassa em 50% a necessidade para a alimentação de todos os seres humanos deste planeta, porém, distribuídos a poucos que podem pagar, deixando a maioria esmagadora com fome e pobres, pelo simples fato de não terem diheiro para pagar. Vejo apenas quantias imensas de dinheiro sendo gastas em medicamentos que nunca chegarão às mãos dos que mais precisam, pois esses não tem dinheiro para pagar, enquanto sucumbem com doenças facilmente tratáveis com medicamentos baratos. Vejo apenas indústrias produzindo bugigangas e quinquilharias para pessoas criadas apenas para consumir.

E tudo isto para que? O que saiu errado? O que fugiu do controle? O que aconteceu com as boas idéias que trariam paz e prosperidade ao mundo?

Não sei as respostas, mas tenho certeza que tudo passa pela tríade:
- Lucro - Ganância - Ignorância,
ou,
- Indústria - Bancos - Povo.

O planeta é de todos. Todos somos responsáveis. Todos devemos ser felizes.

Atomização do DNA, o mesmo caminho.

Essa descoberta dos caminhos internos de nossas entranhas microscópicas, o DNA, está gerando uma expectativa tão grande de descobrir o segredo universal como foi a corrida para descobrir o "blocos de formação da vida" dos meados do século XX. Os cientistas tinham a certeza que subdividindo um átomo em sua menor partícula, todos os segredos da vida seriam revelados. Obviamente a história mostrou que essa busca frenética, além de aumentar nossos questionamentos sobre vida e não apresentarem tantas respostas definitivas, somente geraram grandes armas de destruição e/ou substâncias que não sabemos até hoje como desfazer.

Vejo um paralelo se formando em relação ao DNA. Muito se fala sobre as maravilhas que o mundo futuro nos trará com essas descobertas, mas, revisando um pouco a história humana, a possibilidade desse conhecimento se transformar em arma de controle e destruição esbarra na certeza. O tempo dirá.