21 agosto 2006

Inclusão Digital?????

Outro dia eu estava procurando o significado de uma palavra sem ter em mãos um dicionário. Claro, pensei, vou buscar na internet. Um repositório do conhecimento humano e de democratização da informação, tão usado nos discursos de diversas pessoas, deve conter um dicionário de boa qualidade. Qual não foi minha surpresa quando encontrei apenas dois dicionários da língua portuguesa on-line. Um era num saite em português de portugal e o outro tinha que ser associado de um provedor de internet (UOL).

Interessante. Querem promover a tal da inclusão digital e disseminação da informação, mas não oferecem pelo menos um lugar para sanarmos nossas dúvidas de nossa própria língua.

Claro (vão dizer os mais apressados), pois os programas atuais já vem com dicionários embutidos. Eu até concordo, mas são dicionários caligráficos e não etimológicos.

Fui pesquisar até no Ministério da Educação (que na minha inocência achei que deveria encontrar) um dicionário da língua portuguêsa, e, para minha surpresa, não encontrei nada.

E ainda querem que o povo tenha acesso à informação e cultura. Como?

Nenhum comentário: