23 novembro 2006

Muita gente vai reclamar

"Carros serão monitorados através de um chip no Brasil - Agência Estado [23/11/2006]

Os 43 milhões de veículos que circulam em todo o País serão obrigados a ter um chip. O dispositivo servirá para facilitar a localização de carros, caminhões e motocicletas roubados, fiscalizar o pagamento do IPVA e melhorar o gerenciamento de tráfego. O chip (que ficará no para-brisa) não terá custo para o dono do veículo e será instalado pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) em até cinco anos."

Pessoalmente acho que o controle (que já é grande) será maior sobre as pessoas. Um Big Brother estilo George Orwell cibernético. Talvez seja uma invasão de privacidade e redução de liberdades individuais, mas, talvez se todos tentássemos manter o que eu chamo de "pacto humano de fio de bigode" ou seja, eu não te mato com meu carro e você não me mata com o seu, não precisaríamos desses subterfúgios de controle.

Parafraseando uma certa propaganda de biscoitos: "O ser humano precisa de controle por ser idiota, ou é um idiota por precisar de controle?"

Infelizmente - Infeliz Mente.

Nenhum comentário: