22 novembro 2005

BHT - BHA - TBHQ - Adorei essas siglas.....

Muitos estudos são feitos em relação a esses químicos. Impossível negar o envolvimento deles com doenças conhecidas de todos nós (alergias, tumores, etc...), porém nada é feito para diminuir ou mesmo acabar com o uso em seres humanos ou animais. Existem alternativas viáveis e comprovadas como o uso de Vitamina E na preservação de alimentos, porém, com um custo talvez mais elevado, o que alteraria os altos lucros das indústrias.

Muitos desses aditivos que hoje são usados na indústria alimentícia, foram originariamente desenvolvidos para outras finalidades. Muitos tem até propriedades antitumorais, mas, assim como os antibióticos, devem ser usados apenas na existência de uma doença, e não como aditivo alimentar. Já é bem conhecido o fato do uso irregular dos antibióticos causarem bactérias resistentes aos antibióticos normais, criando a necessidade de medicamentos cada vez mais potentes e tóxicos. É isso que esses químicos podem estar causando também. Com o uso constante, abusivo e prolongado, além de perder as poucas características benéficas, aumentam muito as não desejáveis.

Como exemplo, o papel que os aditivos alimentares desempenham na hiperatividade e no distúrbio de déficit de atenção (ADD : attention deficit disorder) é motivo de uma controvérsia considerável nos últimos anos. A hipótese de Feingold (em inglês) propõe que os aditivos alimentares como o BHT, BHA, corantes artificiais e aromatizantes, emulsificantes, nitratos e sulfitos, induzem a hiperatividade em crianças. Tanto que algumas escolas na Inglaterra já tentam abolir alimentos que contenham aditivos químicos para as crianças.
Feingold listou 3.000 aditivos alimentares diferentes que deveriam ser investigados. Enquanto a conclusão final do comitê consultor nacional de hiperkinesis e aditivos alimentares era a de que não há uma ligação significante entre ambos, estudos em andamento sugerem que há um correlação definitiva e significante. Em estudos clínicos controlados, até 50% de crianças hiperativas melhoraram quando suas dietas foram alteradas, controlando a ingestão de aditivos, açúcar e eliminando possíveis alérgenos alimentares.

Outros usos desses químicos são mais contundentes. Para os que nunca estudaram um pouco da arte da fotografia, entre o ato de se registrar uma fotografia até mostrar para os amigos, tanto o filme fotográfico como o papel fotográfico passam por uma série de químicos reveladores e fixadores. Muitos conhecem a relação entre uma fabricante de filmes fotográficos e uma fabricante de químicos para fotografia - Eastman-Kodak. - sim, a mesma Eastman que fabrica os aditivos químicos para alimentos também fabrica os químicos para revelação de filmes fotográficos. Esse fato por si só não é problema algum, mas, quando o químico é o mesmo, aí sim, existe um problema.

É so olharem para o famoso - TBHQ - Tero-Butil-Hidro-Quinona (um aditivo para alimentos) e o revelador de fotografia "Eastman Hidroquinona Grau Fotográfico" para chegar a uma conclusão muito simples.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei irmão .. td jóia? gostei do que vc postou .. mas qual foi a fonte que vc usou pra acusar de forma tão contundente o uso d BHT e outros como causadores de cancer??

Cesar Ramina disse...

Os LINKS estão no texto. A pesquisa demorou alguns meses, pois não é tão fácil achar informações que não sejam as das próprias indústrias que fabricam esses químicos. Uma coisa que deixei de comentar no meu perfil, é que também sou médico e realmente esses químicos colocados nos alimentos industrializados (não todos) realmente não fazem bem a saúde humana.

Como exemplo:
http://www.feingold.org/Research/malkinson.html
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8179235?dopt=Citation

Obrigado pelo comentário.