22 novembro 2005

Os antioxidantes nossos de todo dia.

  • BHT - Butil-Hidroxi-Tolueno - INS 321
  • BHA - Butil-Hidroxi-Anisol - INS 322
  • Galato de Propila - INS 310
  • TBHQ - Tero-Butil-Hidro-Quinona - INS 319

Nomes pomposos, não?

Estes são os antioxidantes mais usados na indústria alimentícia. Estão na maioria dos alimentos que contenham gordura, seja animal ou vegetal. São fabricados pela EASTMAN com a marca registrada Tenox: Tenox TBHQ (terc-butil hidroquinona), Tenox PG (galato de propila), Tenox BHA (butil hidroxianisol) e Tenox BHT (butil hidroxitolueno).

Segundo a própria EASTMAN, esses químicos são adicionados aos alimentos para “aumentar a qualidade e o prazo de validade dos alimentos; também ajudam a garantir que gorduras, óleos, snacks, produtos defumados, refrescos, bebidas e outros produtos alimentícios conservem o visual atrativo, sabor fresco e fragrância prazerosa.....”

É claro que, tanto os fabricantes desses químicos como a indústria alimentícia sempre irão afirmar que seus produtos não fazem mal à saúde humana (ou dos outros animais), e que estão rigorosamente dentro dos padrões do Ministério da Saúde e FDA americano. Porém, a própria EASTMAN afirma que a aprovação na União Européia está pendente para alguns destes produtos.

Muitos desses químicos prejudicam a saúde de todos os consumidores, mas não temos o esclarecimento necessário, sendo colocado nomes e códigos esquisitos nas embalagens dos alimentos, esfregando na cara do “freguês” a sua ignorância.

Na minha opinião, esses químicos são responsáveis por grande parte dos problemas de saúde que afligem a sociedade urbano-industrial, porém, como a máquina do poder ainda é alimentada pela indústria, dificilmente bem-estar e saúde dos consumidores serão levados à mesa do jogo. As propagandas continuarão enganando com suas multicores e desenhos bonitos, disfarçando o veneno que tem dentro de cada pacotinho que oferecemos aos nossos filhos.

Vou tentar, sem muita tecnicalidade, esclarecer algumas coisas a respeito desses venenos. Todas as informações aqui contidas foram achadas em locais públicos e poderão ser reutilizadas, desde que identificadas as fontes.

Nenhum comentário: